Livro 1
Edu Duvidoso e Falalógus: a Descoberta da segunda Caixa Prateada.
Uma pequena aventura filosófica
Por Robson Maurício Ghedini
Publicado em 17/05/2024.
A novela filosófica Edu Duvidoso e seu Cachorro Falalógus é um projeto autoral de Filosofia para Crianças. Procura iniciar as crianças na arte do pensar, trabalhando as principais questões da filosofia, dentre elas a Epistemologia, Estética, Ética e Cidadania, Metafísica, Lógica e Questões Sociais e Políticas.
O desafio de se iniciar na arte de pensar está em quebrar algumas barreiras muito complexas que desde cedo aprendemos. A principal é a resposta! Toda resposta cala o perguntar. A dúvida nos leva além! A inquietação de querer saber algo nos leva a nos movermos em direções de respostas. E algumas tem sentido, nos ajudam a entender as coisas melhor, outras coisas simplesmente temos que aceitar, por que não há explicação.
No transcorrer da vida, nossos sentidos vãos nos constituindo. Se permitirmos que estes sentimentos sejam aguçados, incentivados, e aprendamos a como lidar com eles, podemos ter uma base muito sólida para a vida, nos tornamos protagonistas e agentes do próprio destino. Contribuir para que as crianças aprendam a ser mais autônomas e compreendam seus sentidos é o que se propõe nesta aventura filosófica. Educar nosso pensamento é um desafio constante. Pensamentos movem o mundo. A proposta da novela é propor um diálogo investigativo, a partir de suas narrações, transformar salas de aula em comunidades de investigação.
Pensar em si mesmo, e se entender é algo que todos devem buscar ao longo da vida. Compreender-se é algo necessário, imprescindível para que a vida possa ter sentido. Aprender a conviver com os outros nos ajuda a respeitar ao próximo e a nós mesmos.
Venha com Edu e seu cachorro Falalógus iniciar esta pequena aventura. Pode ser que você goste, e ao inicia-la, compreenda que é um caminho sem volta. Toda vez que somos tocados pela dúvida, ela nos move além... Duvide então e que seu mover seja sem volta...!
Com um bom olhar sobre você, o autor
Robson Maurício Ghedini
Há muito tempo estava esperando por este dia. Na verdade, foi desde que minha mãe me contou. Estou muito ansioso. Quando fico assim não consigo pensar em outra coisa. Tento ver televisão, ler gibi, jogar futebol ou brincar de bolinhas de sabão. Gosto de vê-las saindo pelo canudinho e enche-las aos pouquinhos para não estourarem. Quando chacoalho o canudinho o vento vem e leva embora minha pequena amiguinha, até que ela estoure.
É muito legal, isto até me faz distrair um pouquinho. Mas, não adianta. Não sai de minha cabeça. Fico o tempo todo pensando, lembrando, perguntando... Minha mãe disse que era feio ser curioso. Ela diz: Edu para com isto. Ah por falar nisto esqueci de me apresentar. Meu nome é Edu.
Fiquei pensando no que mamãe falou. Por que será que é feio ser curioso? A professora disse que quando temos uma dúvida devemos tirá-la da cabeça. Ela disse que quem não pergunta não aprende. Mas se a gente só aprende quando pergunta quer dizer que quem não pergunta não sabe nada? Que difícil isto! Por que será que às vezes podemos ter dúvidas na cabeça e outras vezes temos que tirá-las? Por que será que minha mãe e a professora pensam diferentes?
Não entendo muitas coisas. E você? Às vezes uma coisa que é dita serve de um jeito e outra hora já não serve mais. Será que as palavras têm dupla personalidade que nem agente secreto? Que estranho isto. Bem uma coisa eu sei... está chegando a hora. Preciso me arrumar.
Minha mãe já me disse que se eu não estiver com tudo arrumado direitinho não poderei ir. Já preparei minha mala. Coloquei minhas roupas, sapatos, escova de dente e sabonete. Ah tava esquecendo, coloquei meu boné e minha caixa prateada. Sem eles não seria legal viajar. Imagina só se eu precisar do... quer dize de... bem deixa para lá agora eu não vou contar.
- Au, au! Latiu Falalógus! Desculpem! Esqueci de o apresentar. Ele é meu amigo! Só ele sabe que... ops, quase contei! Mas não posso...
Você também tem segredos?
🤓Epistemologia
A Epistemologia ou teoria do conhecimento é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a "Crença" crença e o conhecimento. É o estudo científico da ciência (conhecimento), sua natureza e suas limitações.
Neste capitulo vamos explorar o valor de se perguntar e fazer perguntas certas, e de se estabelecer a pergunta como o caminho que nos leva as respostas... ou não.
Perguntas para refletir:
Por que a dúvida nos leva a perguntar?
Todas as perguntas têm respostas?
E quando eu não sei algo... o que eu faço?
Quanto mais eu sei, mais tenho poder?
Gostou do livro? 😀
Você pode comprar ele pela Amazon.com.br e receber em sua casa.